Música no trabalho melhora rendimento profissional_






Há tempos, durante minha adolescência, o pai de um amigo que atuava no ramo de laticínios afirmava que nos estábulos onde as vacas leiteiras ficavam havia um sistema de som que funcionava 24x7x365, pois era sabido que estas produziam mais leite quando ouviam musicas clássicas, instrumentais e eruditas.

Na época achei aquilo meio sem fundamento. Mais vamos lá.

Imagine a cena onde o cara da mesa ao lado está discutindo no telefone. Do outro lado alguém amaldiçoa em voz alta uma máquina que não funciona direito. Seu chefe gritando em voz alta FULANO vem aqui! CICLANO vai ali! No meio da sala uma turma de analistas aparentemente malucos discutindo um projeto. O fone de ouvido no canto de sua mesa de repente parece muito atraente. O bicho parece que chega a ficar reluzente!

Ocorre que a pouco mais de 10 anos atuando na área de tecnologia, especificamente no ramo de desenvolvimento de software, na maioria das vezes trabalhando em ambientes hostis, vivenciei muitos fatos de ganho de rendimento profissional quando feito uso dos fones de ouvido. O que talvez não seja novidade!

Estudos mostram que ouvir música no trabalho aumenta a produtividade, melhora a criatividade e ajuda na concentração.

Uma pesquisa realizada por Teresa Lesiuk, professora de terapia musical na Universidade de Miami, investigou como a música afeta o desempenho no trabalho. Em um estudo envolvendo especialistas de tecnologia de informação, ela descobriu que aqueles que ouvem músicas durante o horário profissional concluem suas tarefas mais rapidamente e têm ideias melhores, já que a melodia altera o humor.

— Quando você está estressado pode tomar uma decisão equivocada por ter um foco muito estreito de atenção. Durante um estado de espírito positivo, porém, é capaz de pensar em mais opções — afirma Lesiuk.

Em termos biológicos, sons melodiosos ajudam a incentivar a liberação de dopamina na área de recompensa do cérebro. Segundo Amit Sood, doutor em medicina integrtica da clínica Mayo, é a mesma sensação de quando uma pessoa come uma guloseima, olha algo apelativo ou cheira um aroma agradável.

— As mentes das pessoas tendem a vagar e sabemos que a mente, quando viaja, é infeliz — diz Sood. — Na maior parte do tempo estamos focando as imperfeições da vida. A música pode nos trazer de volta ao momento presente.

De acordo com a pesquisa do site norte-americano Sonos the Wireless Hi-Fi System, existe um estilo de música diferente para cada tipo de emprego ou tarefa.

Se o seu trabalho envolve criatividade, se você é um artista, músico, escritor (de linhas de código ou não) o recomendado é que se escute música barroca e clássica de qualquer época, em geral, jazz, smooth jazz e música ambiente. A pesquisa sugere que esses estilos musicais ajudam a aumentar a concentração e a capacidade de foco das pessoas.

Desta forma, apoiando-se nas premissas verdadeiras apontadas acima, explicitamos uma teoria que muitas vezes poderia estar implícita consistida no fato de que seu fone de ouvido é o seu melhor amigo durante as batalhas diárias. É um cachorro em forma de dispositivo eletrônico.  

Legal, mas, e a história das vacas?

Essa fica como sugestão de pesquisa no Google enquanto você faz uma pausa para um café!

Bom Trabalho a todos!

Uiller De Prado
Gestor de Projetos de Software

Fontes:
http://oglobo.globo.com/saude/musica-no-trabalho-melhora-rendimento-profissional-5784465
http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/saiba-se-trabalhar-ouvindo-musica-e-bom-ou-ruim/55260/
http://luizfelipemuniz.blogspot.com.br/2012/09/ouvindo-musica-no-trabalho.html
http://blog.empregos.com.br/2012/08/30/musica-para-seus-ouvidos/

//Comentarios!

One Response to “Música no trabalho melhora rendimento profissional”

Tecnologia do Blogger.